Max Payne está de volta!!!
Minha nota ao jogo: 9,5.
Atenção: O textos abaixos que descrevem o jogo são de minha autoria (Mauro F.C., criador e editor do blog).
Desta vez a história se passará num local bem familiar, pelo menos para mim (criador do Blog), já que a trama acontecerá em nada a mais nada a menos do que na cidade de São Paulo!!
Para quem não sabe o primeiro jogo da série foi lançado em 2001 para Playstation 2, XBOX, computador e Gameboy Advance. O jogo foi um marco nos gráficos daquela sexta geração de videogames.
Doze anos se passaram na vida de Max Payne após o segundo jogo "Max Payne 2 - The Fall of Max Payne", lançado em 2003.
Neste novo jogo, Max Payne está visivelmente mais velho, mais cansado e mais abatido fisicamente.
SPOILER (INÍCIO):
Após ser demitido do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD), Max inicia uma vida imersa em seu vício do álcool, medicamentos e sedentarismo.
Um dia, quando estava num bar próximo do apartamento onde mora, Max Payne reencontra um antigo coléga da academia de polícia, Raul Passos, um brasileiro que trabalha como segurança particular de uma família rica no Brasil.
Raul pergunta a Max se ele quer trabalhar com ele como segurança desta família, mas o ex-policial recusa a proposta. Um pouco depois, Max acaba se envolvendo em uma discussão com um filho de um poderoso mafioso da cidade que retorna ao bar para tirar satisfação com Passos, que o havia expulso do bar momentos antes, o que resulta na morte deste rapaz, morto por Payne com um tiro.
Assim se inicia um tiroteio que começa no bar e continua pelas ruas próximas ao local.
Retornando ao seu apartamento, junto com Raul Passos, após fugirem de muitas balas, Max se vê obrigado a aceitar a proposta de trabalho de Raul para que possa ter alguma chance de mudar a sua vida.
Desta forma, Max Payne vai para o Brasil, mais especificamente na cidade de São Paulo, para trabalhar como segurança da rica família "Branco", dona das indústrias Branco. O que ele não espera é que, em pouco tempo estará novamente em apuros tendo que lidar com mais uma organização criminosa e tentando salvar as vidas dos membros da família do qual incumbe proteger.
Num primeiro momento, Max será apresentado a organização criminosa "Comando Sombra" e, posteriormente, ao grupo "Crachá Preto", formado por paramilitares muito bem equipados. O jogo também mostra uma polícia paulistana envolvida com os crimes que ocorrem na cidade, como tráfico de armas, tráfico ilegal de órgãos humanos e sequestros.
Quase na metade do jogo, Max, numa demonstração de rebeldia pelo o que está acontecendo na sociedade e na sua vida, decide raspar a sua cabeça por inteiro, dando um novo visual ao personagem.
Ao longo do jogo, Max passará por vários locais como um estádio de futebol do time Galatians (a que time real será que este faz referência?), favelas, estacionamento de ônibus, hotel abandonado, ruas, delegacia de polícia e muito mais.
Além destes cenários em São Paulo, haverão momentos em que o jogador voltará no tempo, para entender melhor fatos que ocorreram antes da ida de Max Payne a São Paulo, como na ocasião em que Max reencontrou Raul Passos num bar em Nova York e em outra fase que se passa no Canal do Panamá.
SPOILER (FIM)
Sobre a jogabilidade de Max Payne 3, o jogo retorna com o sistema "Bullet Time" (Tempo de Bala), que possibilita atirar nos inimigos em câmera lenta, numa ação cinematográfica, assim como nas versões anteriores do jogo. Quanto a câmera, o jogo continua sendo em 3ª pessoa e o sistema para atirar continua tão bom quanto nos outros games da série, é claro, com algumas melhoras. Os gráficos estão estonteantes, extremamente realistas e a ação é ininterrupta por todo o jogo.
Em relação à maneira que São Paulo foi retratada no jogo, tecerei o seguinte comentário:
Como visto, São Paulo foi retratada de uma maneira muito negativa, especialmente a polícia da cidade, sendo mostrada como uma polícia bastante corrupta, além de mostrar locais que mais parecem com outra cidade brasileira. Quanto a isto, confesso que fiquei um pouco triste com a forma que a cidade onde nasci é vista pelo mundo, pois isso mostra um certo desconhecimento da cidade de São Paulo que, de forma alguma é esta que aparece em Max Payne 3. De qualquer forma, como um grande fã da saga Max Payne, não deixo de considerar este como um grandioso jogo, muito bem feito e com uma história completamente envolvente, com ação do começo ao fim.
Lançamento: 15 de maio de 2012 para PS3, XBOX 360 e PC.
Assista abaixo o trailer:
Fonte do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=OsLjHvpcnZs
Nenhum comentário:
Postar um comentário