terça-feira, 2 de agosto de 2011

Especial - Red Dead Redemption


Um dos melhores jogos de todos os tempos!!! (Opinião do criador do blog, Mauro F.C.)

Minha Nota ao jogo (de 0 a 10): 9,5

Um jogo espetacular, realmente posso dizer isso após finalizar o jogo recentemente com aproximadamente 20 horas de jogo. Um marco na história dos games!!



Red Dead Redemption é um jogo de ação-aventura desenvolvido pela Rockstar San Diego, lançado em 18 de maio de 2010 para as plataformas PlayStation 3 e Xbox 360. É considerado um sucessor espiritual do jogo de 2004 Red Dead Revolver.


A maior parte do enredo do jogo se baseia no ano de 1911, durante o declínio do Velho Oeste Americano. O jogo conta a história de John Marston, um ex-criminoso, enquanto ele inicia a caça pelos antigos membros de sua ex-gangue. A esposa e filho de Marston são sequestrados pelo governo como forma de adquirir seus serviços como um caçador de recompensas, prometendo a libertação de sua família após o fim de seus serviços. Sem outra opção, ele inicia a busca de seus ex três companheiros para trazê-los à justiça.


Após seu lançamento, Red Dead Redemption foi aclamado com críticas ótimas com uma média de 95% nos sites agregadores Metacritic e GameRankings, fazendo dele um dos jogos mais bem recebidos por ambos os sites, tanto para os consoles de PlayStation 3, quanto para os de Xbox 360. Ganhou vários prêmios do "Game of the Year". Críticos elogiaram seu visual, música, mundo aberto e o enredo. De acordo ao Grupo de Vendas NPD, Red Dead Redemption vendeu mais de dois milhões de unidades nos meses de maio e junho combinados.


GameplayRed Dead Redemption é um jogo de mundo aberto. Jogadores podem interagir com o meio ambiente e engajar-se em combate contra inimigos, utilizando várias armas de fogo. Diferentes raças de cavalos são a principal forma de transporte, o que ocorre uma variedade na qualidade. Estes cavalos precisam ser domados para serem então utilizados. Nadar não é uma opção, já que o protagonista John Marston não sabe nadar — ele irá se afogar se aventurar-se em uma região muito profunda da água.

Assista a seguir ao trailer do jogo:


Em adição a seguir a história principal, os jogadores podem tomar parte em eventos aleatórios que encontram enquanto exploram o Oeste. Nestes eventos são incluídos roubos, emboscadas, pedidos de assistência, encontros entre estranhos, tiroteios e perigosos ataques de animais silvestres. Por exemplo, se um grupo de pessoas dirige-se a uma cidade atirando balas no ar, o jogador pode matá-los, e irá receber bônus de honra e fama. O jogador pode também iniciar atividades opcionais alternativas incluindo duelos, caça recompensa, coleção de ervas, apostas, e caçar animais em troca de peles, carne e outros itens.



Red Dead Redemption faz uso de um sistema de moral onde os jogadores têm a habilidade de ganhar 'honra' positiva ou negativa. Alguns dos meios de ganhar honra positiva incluem capturar um fugitivo vivo ao invés de morto, ou salvar um inocente sequestrado. Honra negativa pode ser obtida cometendo crimes incluindo assassinato e roubo de civis. Isso funciona juntamente com outro sistema, 'fama', mudando e administrando o modo que as pessoas reagem ao status de honra de Marston. Se Marston tem honra negativa, xerifes, deputados e civis irão usualmente dizer obcenidades à Marston e se sentir inseguro perto dele; seguidores da lei irão até ameaçá-lo de morte se o virem novamente. Se ele, no entanto, tiver honra positiva, as pessoas irão geralmente saudá-lo e se sentir seguros perto dele. Ao passo que a fama e honra de Marston vão aumentando, caçadores de recompensa irão pensar duas vezes antes de tentar uma captura e civis ignoram boa parte de seu comportamento criminoso. Marston pode, de qualquer forma, utilizar a bandana para impedir que sua fama e honra sejam alteradas.



Combate: Combate e tiroteio são partes essencias do jogo. Tiroteios em Red Dead Redemption são conduzidos por meio de um sistema de tiro em terceira pessoa. O jogador pode utilizar abrigos, marcar um alvo específico, atirar sem ver o oponente e mirar livremente. Partes individuais do corpo também podem ser marcadas como uma forma de paralisar o inimigo não letalmente, podendo então ser laçado e amarrado para capturar indivíduos vivos. Quando o jogador atira em um oponente, o motor do jogo automaticamente cria um movimento e reação únicos para a inteligência artificial. John Marston pode escolher entre as mais diversas armas, incluindo revólveres, pistolas, alavancas ou rifles de ação rápida, facas, explosivos, laços, armas de montaria, shotguns, rifles sniper e canhões.



Uma característica de combate que pode ser utilizada por Marston é o modo de mira "Dead-Eye" (Olho Morto). O "Dead-Eye" é utilizado como forma de deixar o tempo ainda mais lento, permitindo ao jogador marcar um tiro preciso no corpo de um ou mais alvos. Quando a sequência de tiro acaba, Marston irá atirar em uma sucessão incrivelmente rápida nos alvos marcados.



Adotado das séries de Grand Theft Auto, Red Dead Redemption tem um sistema de procurado completamente modificado. Quando cometendo um crime, como assassinato de civis perto de outras pessoas, alguns irão correr para a estação de polícia mais próxima como testemunhas. O jogador pode subornar ou matá-los antes que cheguem à estação. Se o crime é cometido perto de um oficial, o medidor de procurado automaticamante aparece juntamente com uma contagem de recompensa que aumenta com mais crimes cometidos. Para fugir de executores da lei por meio de fugas, John Marston precisa sair de uma área vermelha circular até o medidor de procurado desaparecer. Mesmo que a perseguição tenha sido abortada, uma recompensa é colocada pela cabeça de John, o que causará caçadores de recompensa virem a procura dele no deserto. É impossível se render a estes caçadores por meio da retirada das armas de Marston; eles irão matá-lo de qualquer modo. Apenas oficiais de cidades e companhias irão aceitar rendição. A polícia continuará a procurar por Marston a menos que ele pague sua recompensa em uma estação de telégrafo ou apresente uma carta de perdão. Quando detido, John pagará pela sua recompensa e será então liberado. Se o jogador não tem dinheiro suficiente para pagar sua recompensa, a polícia irá designar atividades de caça a recompensa.



Multiplayer: Red Dead Redemption inclui uma interação de multiplayer online de até 16 jogadores. Cada jogo multiplayer, tanto o cada um por sí quanto o de grupos será iniciado com um Impasse mexicano. Sobreviventes do impasse serão capazes de se mover para qualquer área do campo de batalha, preparando-se pela reaparição do inimigo. Caixotes envolvidos no ambiente irão conter armas extra, munição, além de uma recarga do Olho Morto, que contém todas as características da versão singleplayer, com exceção de que não será em slow motion. Jogadores podem subir de nível e completar desafios com armas, ganhando assim prêmios como novos modelos de personagens, armas douradas, novos títulos e novas montarias. Novos modos multiplayer, como o modo Fortaleza, foram adicionadas no conteúdo extra de Liars and Cheats. Os extras de Undead Nightmare incluiram dois novos modos de jogo: Invasão dos "não-mortos" e captura de terras. Inclui também oito novos personagens zumbi, entre eles o Zumbi Marston e Zumbi Ricketts.



Tanto o regular quanto as versões de time do modo "Shootout" (Tiroteio) acontecem em um cenário de uma partida de vida ou morte onde os jogadores ou times devem acumular o maior número de mortes. Muitas variações de "Capture a Bandeira" também estão presentes. "Hold Your Own" é um modo tradicional de captura de bandeiras, onde cada grupo têm seu próprio pote de ouro que deve ser defendido do time inimigo. "Grab the Bag" tem ambos os times procurando pelo pote em uma sessão específica do mapa. "Gold Rush" é uma variação do cada um por sí, tentando capturar e manter o máximo de bandeiras, colocadas por todo o mapa, que possível. Red Dead Redemption apresenta gameplay de mundo livre. Todos os jogadores no servidor podem formar e participar de festas, nomeadas "posses", de até oito jogadores e iniciar atividades como atacar esconderijos de gangues controladas por computador ou posses de outros jogadores, caçar, e criar partidas no servidor.



Ambientação: Red Dead Redemption apresenta três regiões fictícias: New Austin, Nuevo Paraiso e West Elizabeth. Todos eles são localizados no território da fronteira entre Estados Unidos e México em 1911, no declínio do Velho Oeste e dos arquétipos de cowboy e foras-da-lei que formavam-no, causado por mudanças tecnológicas e industriais, com a introdução de ferrovias como exemplo principal.



História Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).


 
No ano de 1911, John Marston, um criminoso aposentado, antigamente integrante de uma gangue liderada por Dutch van der Linde, é retirado de sua esposa Abigail e seu filho Jack por agentes do governo. Os agentes dizem a Marston que ele estará reunido com sua família se ele caçar os principais membros remanescentes de sua antiga gangue. Sem outra opção, Marston viaja ao território de New Austin para capturar ou matar um de seus velhos amigos, Bill Williamson, quem agora lidera sua própria gangue de bandidos em Fort Mercer. Marston confronta Williamson, apenas para ser baleado e deixado para morrer fora do forte. Uma fazendeira, Bonnie MacFarlane, encontra-o ferido e o leva a um doutor para ser curado.




Depois de se recuperar de seus ferimentos vários dias depois, Marston começa a repagar os MacFarlanes por sua ajuda em vários trabalhos ao redor de seu rancho. Ao mesmo tempo, ele recruta ajuda para um plano de ataque a Fort Mercer. Juntamente com o xerife dos E.U.A Marshal Leigh Johnson de Armadillo e seus homens, o trapaceiro Nigel West Dickens, o ladrão de sepulturas Seth Briars e o vendedor bêbado do ramo Irish, Marston utiliza uma estratégia baseada no Cavalo de Tróia para entrar no forte. Marston, o xerife e os deputados entram e massacram a gangue de Williamson, apenas para descobrir que Williamson já fugira para o México a procura de ajuda de Javier Escuella, outro membro da antiga gangue de Marston. Irish se oferece para levar Marston até o México através do rio da fronteira. Ao longo da viagem, Irish e Marston encontram bandidos mexicanos e, eventualmente, matam a todos, chegando assim ao país.



No México, Marston trabalha com o Coronel Agustin Allende e o Capitão Vicente de Santa do exército mexicano, além dos revolucionários liderados por Abraham Reyes. Allende promete entregar Escuella e Williamson a Marston, mas o trai e ordena que de Santa execute Marston por trabalhar com os revolucionários e balear soldados de Allende juntamente com o sábio pistoleiro e inspiração de infância Landon Ricketts. Depois de escapar da execução, Marston se une aos rebeldes, que o ajudam a matar de Santa e afortunadamente encontrar Escuella. Após a captura do assassino Escuella, Marston novamente se une a Reyes e seus homens para um ataque na vila de Allende, motivado não apenas pela chance de assassinar Allende e Williamson, mas também na morte de sua amiga rebelde Luisa Fortuna, morta quando ela tenta salvar Reyes. Reyes ganha controle dos municípios ao redor da vila e jura marchar até a capital com seu exército rebelde. Marston, enquanto isso, retorna a cidade de Blackwater para encontrar-se com seu contato do governo, Edgar Ross.



Para sua consternação, Ross não permite que Marston retorne a sua família até que Dutch van der Linde, que deixou de se esconder, seja morto. Enquanto Dutch e seus homens travam guerra com o Exército Americano na área, Marston tem várias perseguições com Dutch, no qual ele consegue fugir da captura. Marston então une-se a Ross e um grupo de soldados do exército americano em um ataque contra o esconderijo de Dutch. Marston segue os criminosos até sua base, confrontando Dutch em um penhasco. Dutch, no final das contas, decide cometer suicídio, caindo da falésia até sua morte. Antes de pular, contudo, Dutch avisa a Marston que o governo sempre irá achar outro "monstro" para justificar suas ações.



Marston é liberado de seu acordo com o governo, e retorna a sua família no rancho. Depois de algum tempo tentando fazer com que a fazenda volte a prosperar, Marston é forçado a repelir o exército quando Ross o trai, liderando um ataque surpresa na propriedade e matando o amigo de Marston, Uncle. Marston consegue fazer com que Abigail e Jack fujam a salvo, mas é executado por soldados depois de se sacrificar para permitir que sua família tenha tempo para escapar. Jack e Abigail voltam ao rancho depois de ouvirem os tiros, encontrando John morto e sem nenhum soldado por perto.



O jogo então avança ao ano de 1914. Um Jack mais velho é visto perto das sepulturas de seus pais (sua mãe tendo presumidamente falecido recentemente embora a causa de sua morte nunca seja revelada). Ele então inicia uma busca por Edgar Ross, agora aposentado. Depois de receber uma dica de um agente do governo em Blackwater, Jack finalmente encontra Ross caçando perto do rio. Os dois decidem travar um duelo letal para resolver os problemas de uma vez por todas. Jack mata Ross e vai embora lentamente, tendo vingado a morte de seu pai.



[editar] DesenvolvimentoUm trailer do projeto foi enviado para um número selecionado de pessoas em uma conferência da Sony em 2005, promovendo o lançamento do PlayStation 3. O trailer foi uma demonstração da técnologia RAGE, baseado em um cenário Western referido simplesmente como o Projeto de Velho Oeste e uma sequela de Red Dead Revolver. O trailer passou a circular na internet. Na edição de abril de 2010 do Game Informer, Red Dead Redemption estava listado como sendo para o PlayStation 3, Xbox 360 e (erroneamente) para PC. Em 10 de junho de 2010, um representante da Rockstar Games declarou, em um comentário no website da empresa: "Neste momento, não há planos atuais para trazer Red Dead Redemption a plataforma de PC. Se isso mudar, nós deixaremos você saber". Em 3 de fevereiro de 2009, a Rockstar Games anunciou seu primeiro trailer oficial. Trailers resultantes exibiram numerosos personagens, características do gameplay e modos multiplayer que apareceram no produto final.



Trilha sonoraRed Dead Redemption Original Soundtrack


Trilha sonora por Vários

Lançamento 18 de maio de 2010

Gênero(s) Música de vídeo-games

Duração 75 m 18 s

Formato CD e download

Gravadora(s) Rockstar Games



Red Dead Redemption Original Soundtrack é a trilha sonora utilizada no jogo. A música foi principalmente composta pelo membro do Friends of Dean Martinez Bill Elm e ex-membro Woody Jackson juntamente com contribuições de vários outros músicos. Gravado em 130 batidas por minuto em A menor, a maioria das canções são construídas de hastes na trilha sonora dinâmica do jogo.



Todas as faixas compostas por Bill Elm e Woody Jackson, exceto onde anotado.



# Título Duração

1. "Born Unto Trouble" 3:12

2. "The Shootist" 4:17

3. "Dead End Alley" 2:06

4. "Horseplay" 3:15

5. "Luz y Sombra" 5:19

6. "El Club de Los Cuerpos" 6:24

7. "Estancia" 2:02

8. "(Theme From) Red Dead Redemption" 5:38

9. "Triggernometry" 5:24

10. "Gunplay" 1:28

11. "Redemption in Dub" 2:10

12. "Muertos Rojos (a.k.a. The Gunslinger's Lament)" 5:51

13. "The Outlaw's Return" 6:54

14. "Exodus in America" 4:59

15. "Already Dead" 1:31

16. "Far Away" (José González) 4:40

17. "Compass (Red Dead On Arrival Version)" (Jamie Lidell) 2:59

18. "Deadman's Gun" (Ashtar Command) 4:15

19. "Bury Me Not On the Lone Prairie" (William Elliot Whitmore) 2:24

Duração total: 75:18

 
 
Marketing e lançamentoNa América do Norte, GameStop e Rockstar Games colaboraram em um bônus de pré-venda no qual os clientes poderiam votar em um dos três uniformes que Marston poderia desbloquear durante o jogo. Cada uniforme viria com um bônus diferente. O "Savvy Merchant" iria cortar o preço da compra de armas e munições pela metade e dobrar o preço da venda desses mesmos elementos. O "Expert Hunter" iria dobrar a quantidade de dinheiro que o jogador poderia ganhar pela venda da pele de animais. O vencedor, "Deadly Assassin", permite que Marston regenere seu "Dead-Eye" duas vezes mais rápido. A votação era aberta para todos, mas apenas aqueles que pré-ordenaram a sua cópia pela GameStop poderiam desfrutar do uniforme adicional. De qualquer forma, a Rockstar anunciou que em um Patch completamente novo, feito originalmente para consertar vários problemas que os jogadores estavam sofrendo, os dois outros uniformes estariam presentes para os jogadores livre de cobranças. A Rockstar anunciou que os outros dois uniformes da competição estariam disponíveis em uma atualização do título. Além dos extras da versão da GameStop, diversos outros bônus estavam disponíveis em outras lojas ao redor do mundo. O "War Horse" (Cavalo de Guerra) é um cavalo preto com uma crina branca, cauda e marcas consideradas "raras", além de ser mais rápido e ter mais vida que qualquer outro cavalo no jogo. As armas douradas aumentam a fama com cada morte, permitindo usuários à subir muito mais rapidamente a escada da fama. A loja oficial da Rockstar Games, o depósito da Rockstar, oferece uma camisa como o bônus de pré-venda. A Walmart ofereceu um cartão de presente de U$ 20,00, além de uma plataforma de jogar cartas que são utilizadas no jogo. Uma versão limitada de Red Dead Redemption apresentou principalmente códigos de liberação para o uniforme "Deadly Assasin" e a trilha sonora oficial, enquanto outros países receberam também o cavalo de guerra e armas douradas.




Outros conteúdos adicionais exclusivos, como um novo esconderijo da gangue de uma das gangues do jogo está disponível para a versão de PlayStation 3 do jogo. Ambas as versões de PlayStation 3 e Xbox 360 oferecem recompensas para o Avatar e a rede social PlayStation Home. O Clube Social da Rockstar Games é um website que exibe estatísticas de usuários cadastrados e possui competições e recompensas baseadas no progresso do jogador dentro do jogo. O game foi apresentado no Toyota Camry #20 do piloto de NASCAR Joey Logano durante a corrida da Nationwide Series em 17 de abril de 2010. Logano utilizou o carro de Red Dead Redemption novamente em junho no New Hampshire Motor Speedway.



FilmeRed Dead Redemption: The Man from Blackwater


Estados Unidos

2010 • cor • 29 min

Produção

Direção John Hillcoat

Elenco original Rob Wiethoff

Kevin Glikmann

Don Creech

Anthony De Longis



Gênero Western, Ação

Idioma original Inglês

Música Vários artistas

Distribuição Rockstar Games

Lançamento 29 de maio de 2010

5 de junho de 2010



Projeto Cinema • Portal Cinema

Na América do Norte, o canal de televisão Fox apresentou Red Dead Redemption: The Man from Blackwater, uma produção de meia hora dirigido por John Hillcoat em 29 de maio de 2010. O filme explora uma tomada alternativa do primeiro ato da história principal. Logo após o lançamento, o filme completo se tornou oficialmente disponível por download no site oficial da Rockstar. Um rumor de uma possível produção cinemática de Red Dead Redemption aconteceu, e pode estrelar Brad Pitt.



[editar] Pacotes de expansãoEm 22 de junho de 2010, a Rockstar Games lançou o primeiro pacote de conteúdo adicional via download (DLC) para Red Dead Redemption intitulado Outlaws to the End. O conteúdo inclui seis novas missões cooperativas alternativas, variando entre invadir uma mina e roubar o ouro até descer o rio enquanto protege o acervo de armas da cidade. Novos desafios multiplayer e novas conquistas e troféus também estão incluídas. O conteúdo adicional é gratuito para todos os usuários do PlayStation Network e Xbox Live. Em 8 de julho de 2010, a Rockstar anunciou novos pacotes de expansão. O primeiro, apelidado de Legends and Killers Pack foi lançado em 10 de agosto de 2010. Esse pacote adiciona nove novos mapas multiplayer, 8 novos personagens multiplayer de Red Dead Revolver, um machado, e novas conquistas e troféus. O segundo pacote é chamado de Liars and Cheats Pack, e foi lançado em 21 de setembro de 2010. Consiste de novos modos competitivos multiplayer como a "Stronghold" (Fortaleza) e corrida de cavalos, além das versões multiplayer de Liar's Dice e Poker. Adicionalmente jogadores podem jogar como os heróis e vilões da história single-player. Quinze novos personagens multiplayer são adicionados. O Rifle explosivo é também incluído, mas, de qualquer forma, só pode ser obtido ganhando o maior número de pontos em um dos novos esconderijos de gangues. Matar alguém com o rifle explosivo fará com que aquele jogador perca todas as suas armas, além de cair, obviamente, morto. Esse pacote inclui também novas conquistas e troféus.



A terceira expansão é conhecida como o Free Roam Pack e traz novos modos, desafios e esconderijos, assim como leaderboards e um sistema de pontuação para posses multiplayer, entretanto isso foi cancelado e combinado com o pacote Liars and Cheats. O quarto pacote de expansão, chamado The Hunting and Trading Pack, foi lançado em 12 de outubro de 2010, e inclui um novo animal, o Jackalope e os uniformes Savvy Merchant e Expert Hunter para uso no single-player e desafios relacionados.



A última expansão é chamada Undead Nightmare. Neste pacote um elemento de terror é adicionado, com cidades fantasma e cemitérios que abrigam zumbis. Também adiciona uma nova aventura single-player, três novas armas, seis novas montarias, novos animais para caça, e oito novos personagens multiplayer, além de um modo cooperativo online completamente novo chamado de "Undead Overrun". Essa partida funciona como um modo de sobrevivência em que ondas de zumbis atacam os jogadores. Em 14 de outubro de 2010, a Rockstar Games oficialmente confirmou a data de lançamento de Undead Nightmare para 26 de outubro de 2010 e incluirá os novos modos "Undead Overrun" e "Land Grab", assim como oito novos modelos de personagens multiplayer, novas missões e desafios single-player e outros conteúdos single-player. Foi lançado em 26 de outubro de 2010.



Recepção: Críticas profissionais


Pontuações agregadas

Fonte Avaliação

Metacritic 95/100 (PS3)

95/100 (X360)



Avaliações da crítica

Fonte Avaliação

1UP A

Edge 9/10

EuroGamer 8/10

GI 9.75/10

GamePro

IGN 9.7/10

Gamespot 9.5/10

GameSpy

G4 5/5

OXMUK 9/10



O Jogo, apesar de ter sido desenvolvido para uma nova geração de videogames com hardware muito avançado (Xbox 360 e PlayStation 3), ainda utiliza arcaicas técnicas de programação inclusive apontando óbvios desleixos dos programadores quando o jogador encontra diversos bugs durante o jogo, situações que claramente poderiam ter sido eliminadas com um método de programação mais meticuloso. Exemplos de bugs são personagens que saem da plataforma base do cenário, cavalos que falam, mulheres que podem ser montadas e cavalgadas e outros personagens se comportando como animais.



Eleito "O jogo do ano" em 2010 na VGA (Spike Video Game Awards)

A música do jogo, "Far Away" foi eleita a "Melhor música em um jogo" em 2010 na VGA (Spike Video Game Awards), com o jogo sendo eleito "Melhor trilha sonora original"

Undead Nightmare foi eleito "O melhor pacote de expansão" em 2010 na VGA (Spike Video Game Awards)

 
 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Red_Dead_Redemption




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